Para quem planeja ingressar na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o planejamento antecipado é a chave do sucesso. Recentemente, a instituição divulgou as obras literárias que servirão de base para o vestibular UERJ 2027, processo seletivo que terá suas etapas realizadas ao longo de 2026.
No Colégio Franco, entendemos que a leitura desses títulos vai muito além da preparação para uma prova; pelo contrário, trata-se de um exercício fundamental de pensamento crítico e ampliação de repertório cultural. Nesse sentido, a lista deste ano apresenta um equilíbrio fascinante entre o resgate histórico, o realismo social e as vozes contemporâneas da nossa língua.
Os Exames de Qualificação (EQ), exigem do estudante uma leitura atenta para os livros obrigatórios para a UERJ , visto que é necessário relacionar o texto literário com questões sociais e históricas amplas.
Abaixo, detalhamos cada título e o que esperar de cada exame:
As Obras Selecionadas para os Exames de Qualificação.

1º Exame de Qualificação: Ainda Estou Aqui – Marcelo Rubens Paiva
Esta é uma sensível narrativa autobiográfica que entrelaça as memórias da família Paiva ao cenário da Ditadura Militar brasileira. Além disso, o autor destaca a resiliência de sua mãe, Eunice Paiva, e a força necessária para reconstruir o cotidiano diante das adversidades. Portanto, é uma leitura essencial para compreender a história recente do país sob uma ótica humanizada.
2º Exame de Qualificação: O Cortiço – Aluísio Azevedo
Considerada a obra máxima do Naturalismo brasileiro, este clássico analisa a influência do meio sobre o comportamento humano. Com o intuito de retratar as tensões sociais em uma habitação coletiva do Rio de Janeiro oitocentista, Aluísio Azevedo criou um dos livros obrigatórios para UERJ mais recorrentes, devido à sua profunda riqueza sociológica.
As Obras Selecionadas para o Exame Discursivo
Por outro lado, para a etapa final (os exames discursivos da UERJ), as obras selecionadas exigem uma capacidade analítica ainda mais refinada, sendo pilares fundamentais para as provas específicas.
Prova de Língua Portuguesa e Literaturas: Luanda, Lisboa, Paraíso – Djaimilia Pereira de Almeida
Trata-se de uma narrativa contemporânea sobre a diáspora e o desenraizamento. O romance acompanha a trajetória de uma família entre Angola e Portugal, explorando não apenas a identidade, como também as promessas não cumpridas do período pós-colonial.
Prova de Redação: O Bem-Amado – Dias Gomes
A UERJ selecionou uma sátira política em forma de dramaturgia para pautar a redação. Através do icônico personagem Odorico Paraguaçu, a obra utiliza o humor para expor as contradições do poder. Dessa forma, o livro torna-se o ponto de partida ideal para discussões sobre ética, populismo e vida em sociedade.
Por que começar o planejamento agora?

No Colégio Franco, o Ensino Médio é o período em que consolidamos o protagonismo do jovem. Em virtude disso, o anúncio dessas obras antecipa o ritmo de estudos e as reflexões que marcarão o Ano Letivo de 2026. Nossa proposta pedagógica oferece o suporte necessário para que, enfim, cada leitura se transforme em conhecimento sólido.
Logo, o vestibular UERJ é conhecido por suas provas interdisciplinares e humanas. Estar ao lado de uma instituição que valoriza a cultura e a excelência acadêmica faz toda a diferença na conquista da vaga.
O Colégio Franco estará ao seu lado ao longo de toda essa jornada. Estamos prontos para transformar o ano de 2026 em uma trajetória de aprendizado e muitas conquistas!
Gostou deste guia de leitura? Confira esse e outros posts em nosso Instagram: