Plurilinguismo

O ensino de línguas estrangeiras

Aprender uma língua estrangeira não apenas possibilita a comunicação com pessoas de diferentes culturas e a participação em contextos internacionais, mas também estimula o pensamento crítico, a resolução de problemas e a apreciação de diferentes perspectivas culturais. Além disso, a proficiência em línguas estrangeiras é frequentemente um diferencial valioso no mercado de trabalho, permitindo que os alunos tenham acesso a uma gama mais ampla de carreiras e oportunidades de estudo no exterior. Aprender línguas estrangeiras é um investimento no desenvolvimento pessoal e na capacitação para enfrentar um mundo cada vez mais interconectado e diversificado.

Inglês

Francês

Com o objetivo de proporcionar aos alunos fluência oral, plena capacidade de leitura no idioma, domínio da expressão escrita e sólidos conhecimentos da civilização francesa, desenvolve-se o ensino de Língua Francesa no Colégio Franco. O estudo do francês é iniciado no Maternal II (Educação Infantil), quando as crianças têm o primeiro contato com a língua francesa. Nessa fase, por meio de atividades lúdicas e canções, os pequenos alunos, após serem apresentados ao novo idioma, são estimulados à crescente descoberta dele. Para os estudantes que ingressam no 7º ano do EF II, o Franco oferece aulas de reforço a fim de que possam acompanhar o curso e, a partir do 8º ano do EF II, já estão aptos a se apresentarem nos exames do DELF (Diplôme d’Études en Langue Française), diploma reconhecido pelo Ministério de Educação da França. A participação nesses exames é voluntária e supervisionada pela Aliança Francesa.

Franco na França

O Franco oferece a seus alunos a oportunidade de uma viagem de estudos a Paris. Além do aprimoramento do conhecimento do idioma, o aluno é estimulado a viver a cidade como um parisiense. Uma experiência inesquecível e uma grande contribuição ao enriquecimento de seu currículo!

Fête de la Musique

Trata-se de um evento anual que abrange os dois turnos, nos diferentes segmentos de ensino. A exemplo do costume francês, que marca com festividades musicais o início do verão no continente europeu, o Franco também celebra a chegada do inverno com sua “Festa da Música”, que traz para o público, formado por funcionários, professores e alunos em geral, números de canto e dança solo ou em conjunto que todos apreciam muito! Os talentos revelados e a alegria que contagia o espetáculo são responsáveis por essa tradição de nossa escola!

Inglês

Na Educação Infantil, o aluno entra em contato com a língua, através de um processo de imersão, com jogos, músicas e atividades recreativas. No Ensino Fundamental Anos Iniciais, a língua inglesa propicia o desenvolvimento e sedimentação futura das quatro habilidades: falar (produção oral), ouvir, ler e escrever. No Ensino Fundamental Anos Finais, o enfoque é no aprofundamento dessas habilidades, com destaque para as estratégias de compreensão escrita que os capacitarão a ler textos de fontes, tipos e gêneros diversos, na produção escrita e oral. O objetivo no Ensino Médio é o desenvolvimento da habilidade de leitura e interpretação de textos, com ênfase no aperfeiçoamento do espírito crítico, através da leitura de clássicos da literatura.

Beatles Day

Atividade focada na língua inglesa e inspirada na Beatleweek, que acontece há mais de 30 anos, na última semana de agosto, em Liverpool, a cidade natal da banda. Para isso, reproduzem-se cenários como a famosa faixa de Abbey Road, placas de rua como Penny Lane, o mandala “Imagine” do Central Park, em Nova Iorque, o Yellow Submarine, além de músicas de todas as fases da banda tocadas no recreio. Há a exibição de clipes e atividades interativas que permitem aos alunos a imersão na língua enquanto vivenciam as músicas dos Beatles.

Novidade!

Franco

High

School

Por meio de uma parceria entre o Colégio Franco, a MAX e-ducation e a escola canadense Ontario Virtual School, o programa High School Franco oferece aos nossos alunos, a partir do 9° ano, a oportunidade de conquistar o diploma de Ensino Médio canadense ao final do cumprimento do Ensino Básico brasileiro. Assim, usufruem de todas as oportunidades que este certificado oferece.