Nossa história

Como tudo começou...

O Lycée Français foi fundado na Rua do Catete, no dia 13 de novembro de 1915, pelo professor Alexandre Brigole, num esforço conjugado de franceses e brasileiros, com a finalidade de instituir um estabelecimento escolar que cultivasse a aproximação entre os dois países, França e Brasil. Em 1918, constituiu-se como Sociedade Anônima Lycée Français. Em 1922, estabeleceu-se em prédio próprio, construído para esse fim, na Rua das Laranjeiras 13-15, num projeto do arquiteto francês Gabriel Marmorat. Até 1925, foi praticamente a única escola francesa laica no país; já no ano de 1943, transformou-se em Liceu Franco-Brasileiro Sociedade Anônima.

O Colégio Franco sempre esteve presente nos eventos culturais, sociais e educacionais da cidade do Rio de Janeiro. À época de sua fundação, formou uma rede de sociabilidade que apontava para encontros franco-brasileiros da intelectualidade carioca, incluindo professores diretamente ligados à nossa escola.

Desde o início, atendia a ambos os sexos, estimulando o estudo da língua e da cultura francesa, desde o jardim de infância até as últimas séries do Ensino Secundário. Após dez anos de sua criação, com um ensino em que predominava a língua francesa, em 1926, ocorreu no Franco uma nova transformação: a Instituição passou a ter duas seções, uma brasileira e outra francesa, com programas e currículos próprios, mantendo-se os cursos de língua e cultura estrangeira.

Ao longo dos anos, o Colégio atendeu às famílias que buscavam dar a seus filhos uma educação francesa, que fizesse parte do dia a dia. O modelo de duas seções de ensino perdurou até o ano de 1984, quando a seção francesa deixou a sociedade e foi criado o Lycée Molière, no mesmo bairro. Já como Colégio Franco-Brasileiro, a instituição continuou seguindo as orientações do MEC e as bases curriculares nacionais, porém sem perder de vista a sua origem como escola francesa. Dessa maneira, temos, hoje, não só o ensino da língua francesa no currículo escolar, mas também uma busca de aproximação com a cultura francesa em várias outras atividades pedagógicas.

Atualmente, o Colégio Franco, tendo incluído também o ensino do Inglês desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, ocupa um lugar de destaque no panorama da educação nacional e fundamenta sua proposta pedagógica em valores humanistas que dão base à construção de um ser humano solidário, crítico e voltado para a construção de uma sociedade mais justa.

Proposta pedagógica

O Colégio Franco tem como principal objetivo a busca da formação integral de seus alunos, pois, além de garantir o ensino de excelência, tem também o compromisso de formar cidadãos com pensamento crítico, princípios éticos, capazes de desenvolver e repensar a realidade de hoje.

Na Educação Infantil, a criança desenvolve a integração social, a linguagem, o raciocínio lógico, a coordenação motora e amplia a visão do mundo. No Ensino Fundamental, tais aspectos continuam sendo estimulados e os conceitos vão sendo aprimorados de acordo com a faixa etária do aluno e os paradigmas curriculares. Já no Ensino Médio, há um aprofundamento dessas competências atitudinais, conceitos e procedimentos visando à escolha profissional e ao mundo do trabalho.

Nossos Pilares

Excelência Acadêmica

Rigor didático, conteúdo, competência intelectual.

Formação Cidadã

Educação transformadora, atuação social, corporeidade, atividades culturais, estudos de campo e educação financeira.

Nossos Valores

Entregar vivo o que se recebe vivo.

O meio é a mensagem, novo versus novidade.

Compreender a si mesmo e aos outros, na diversidade humana, de forma reflexiva e ética.

A associação entre direitos e deveres, Responsabilidade e bem comum.

Tratar desigualmente os desiguais: equidade, personalização, visibilização.

Que cresçamos todos juntos, mecanismos de mútua ajuda.

Nossa Equipe

Adriana Cabral