Evanildo Bechara é ovacionado no Franco

Uma das maiores referências da língua portuguesa e imortalizado pela Academia Brasileira de Letras desde 2000, o professor Evanildo Bechara protagonizou um bate-papo pra lá de especial na manhã de quarta-feira, dia 15. No auditório do Colégio Franco-Brasileiro, em Laranjeiras, o gramático, de 94 anos, contou curiosidades sobre o idioma nacional e sobre seus mais de 70 anos como docente.

Na plateia, dois bisnetos do convidado especial: Thiago e Helena, alunos, respectivamente, do 8º e 6º ano do Franco, e a neta Clarice. Orgulho define o sentimento dos familiares.

– Estou muito feliz por dividir um pouco da minha experiência com vocês. A minha gramática é um resultado do que foi escrito antes de mim. E a língua portuguesa foi a chave que me abriu o futuro – contou Bechara, que ressaltou, entre outros pontos, a importância da leitura e de se aperfeiçoar em outros idiomas.

Diretor pedagógico do Franco, Helcio Alvim não apenas recebeu e apresentou o ilustre convidado à atenta plateia, como exaltou a visita de Bechara:

– Poucos intelectuais brasileiros encarnam tão bem nossos ideais quanto o Acadêmico Evanildo Bechara. Sua defesa pela liberdade que nasce do conhecimento, que permite às pessoas escolher a forma de construir seu discurso, adequando-o a quem o recebe, e que só é possível quando se tem o repertório adequado, do erudito ao coloquial, coincide inteiramente com aquilo em que cremos, e pelo que trabalhamos todos os dias. Daí por que ficamos tão honrados e felizes com sua vinda!

No link abaixo, veja matéria do Jornal da Barra: