2024 com novidades na cultura maker

É sempre muito gratificante ver nossos alunos colocando a mão na massa, criando suas soluções para problemas do cotidiano. Em linhas gerais, esse é o objetivo das aulas de Maker. E, nos dias 6 e 7 de fevereiro, nossos docentes que ministram essa disciplina, junto à coordenação, participaram de mais uma formação que agregou bastante valor. Foi a Oficina Imersiva da Little Maker.

Durante os dois dias, aconteceram atividades teórico-práticas na perspectiva:
Da Educação Infantil: Maker Explorador. O curso é estruturado em cima de 4 pilares principais: a Exploração, Autonomia, Materialização e Compreensão.
Dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: Maker Criativo. O curso é estruturado em cima de 4 pilares principais: a Criatividade, Planejamento, Persistência e Descoberta.

Coordenadora de Maker do Colégio Franco, a professora Rosângela Nezi também saiu bastante feliz e animada desse curso:

– Foi uma experiência incrível! Nossa equipe de professores demonstrou não apenas sua qualidade profissional, mas, também, toda a dedicação, motivação e segurança durante a implementação do projeto. Ver o entusiasmo, o engajamento e o empenho dos professores em aplicar o conhecimento adquirido no dia a dia da sala de aula é verdadeiramente gratificante. O ponto alto dessa capacitação foi a integração da equipe, que fortaleceu ainda mais o comprometimento com os objetivos do projeto. Estou ansiosa para ver como essas experiências irão impactar positivamente a aprendizagem dos nossos estudantes!

Depois dessa experiência, Eduardo Levy, coordenador de Tecnologia do Grupo Sinergia Educação, aposta que 2024 será incrível para os nossos alunos:

– Poder acompanhar e participar ativamente da formação pedagógica da Little Maker com nossos professores do CEL e do Franco foi um aprendizado extra. Demonstraram ser uma equipe coesa e o quanto estão preparados para o início do projeto. Nas práticas pedagógicas, tiraram dúvidas da plataforma, fizeram análises críticas de alta qualidade, além de utilizar muita criatividade na resolução de problemas. Recebemos vários elogios não só da equipe da Little Maker mas, também, dos outros profissionais de instituições de ensino que estavam lá. Não há dúvidas de que o projeto Maker esse ano será um sucesso.

Nessa imersão, nossos professores tiveram a oportunidade de vivenciar os micromundos, cujas temáticas visam potencializar o aprendizado de forma significativa embasada no conceito de Aprendizagem Criativa. O tempo todo fomos desafiados a trazer a nossa história de vida com as memórias afetivas para que os nossos alunos tenham vínculo no processo de expressão e a criação de suas ideias e possam sonhar, inventar, explorar e entender que o erro também faz parte e é um passo para o acerto!

O acompanhamento será processual e possui a função de identificar os principais pontos de exploração que cada aluno tem desenvolvido dentro das oficinas, já que os caminhos são plurais e possibilitam a complexificação conforme seus pontos de interesse.