fbpx

Processo de Admissão para novos alunos 2024!

Clique aqui para se inscrever!

FrancoDroid brilha com projeto inclusivo

Compartilhe:

Através da Robótica, a ciência que estuda as tecnologias associadas à concepção e construção de robôs, os jovens se desafiam, aprendem e evoluem. No primeiro final de semana de março, terminou, em Brasília, a etapa nacional da First Lego League, que reuniu mais de 100 equipes de todo o país. A FrancoDroid, equipe do nosso Colégio, foi um dos destaques e a única do estado do Rio no pódio.

O grupo de alunos da tradicional escola de Laranjeiras conquistou o terceiro lugar no prêmio Técnico/Mentor Destaque da Temporada, graças ao trabalho da professora Rosângela Nezi, coordenadora da equipe.

-Meu legado dentro da Robótica foi transformar aluno de dentro para fora, trazendo o seu protagonismo para que ele pudesse contar a sua própria história – agradeceu Rosângela.

Além da competição com o robô, a FrancoDroid apresentou um projeto de pesquisa inovador com o objetivo de promover a inclusão de alunos surdos na educação musical. Sob o título “O Som do Silêncio: A Inclusão de Alunos Surdos na Educação Musical”, a iniciativa dos estudantes do Franco visava tornar a música acessível a todos, independentemente de suas capacidades auditivas.

-Esta jornada foi marcada por uma semana de intenso aprendizado e trocas significativas, que, sem dúvida, os alunos levarão para a vida – encerrou a coordenadora da FrancoDroid.

Os alunos do Franco também ficaram entre os 10 finalistas no Prêmio SESI Lab. O objetivo era incentivar os participantes da FLL Challenge a pensarem de forma inovadora, encorajando as equipes
a implementarem os seus Projetos de Inovação, além dos torneios da temporada.

A FrancoDroid chegou à etapa nacional da FLL depois de ter brilhado, em dezembro, na disputa regional, no Sesi Tijuca. Na ocasião, os estudantes conquistaram o primeiro lugar geral (Champions), além de duas categorias: Desafio e Desempenho do Robô.

A temporada atual da FLL teve como tema “Masterpiece”, através do qual os estudantes enfrentaram o desafio de desenvolver um robô capaz de cumprir missões em uma mesa repleta de objetivos. Além disso, eles precisaram apresentar um projeto de inovação relacionado ao tema, proporcionando não apenas desafios técnicos, mas, também, muita diversão ao evento.

Conquistas internacionais

Criada em 2009, a equipe de Robótica do Franco também vem colecionando proezas internacionais. Há cinco anos, por exemplo, na Califórnia, os alunos do Franco conquistaram o Global Innovation Award, que reuniu 20 equipes com as melhores pesquisas da temporada, avaliando diversos fatores. Na ocasião, os alunos do colégio desenvolveram o CosmoCup para astronautas. Tratava-se de um coletor menstrual especial com uma membrana na parte superior que impede que o sangue se espalhe pela aeronave. O prêmio foi de 20 mil dólares, e a equipe do Franco foi a primeira do país a alcançar tal conquista. Por esse feito, ganhou o título de embaixadora de inovação do Brasil.

Em 2023, em Harrogate, na Inglaterra, outra conquista fora do país: O Prêmio Time Internacional, da First Lego League GB Final.

– Ganhar um prêmio internacional é uma das melhores sensações que alguém pode ter. A emoção que sinto agora é indescritível, e estou tão orgulhoso de cada um dos membros da nossa equipe por terem se dedicado tanto e alcançado esse sucesso juntos – celebrou o aluno Matheus Santos, de 16 anos

Aconteceu no Colégio Franco

plugins premium WordPress