Tio Almir celebra 59 anos de Colégio Franco

Nos últimos 59 anos, quem cruzou o portão da Rua das Laranjeiras, 13, provavelmente, viu ou ouviu falar do inspetor escolar Almir de Souza Cardoso. Afinal, Tio Almir, como carinhosamente é chamado por toda a comunidade do Colégio Franco, completou, no dia 1° de setembro, mais um aniversário de casa.

Carismático, bem humorado e contador de ótimas histórias, Tio Almir, em plena forma aos 84 anos, costuma dizer que ‘viver no meio das crianças é meu combustível diário’. Combustível esse que o faz sair de Madureira e, dois ônibus uma hora depois, chegar ao trabalho.

– Trabalhar aqui é um sonho – conta.

Patrimônio do Franco, Tio Almir recebeu uma de suas muitas e merecidas homenagens em 2015, no centenário do colégio, quando deu nome ao pátio da escola.
– Aquele foi um momento dos mais especiais em toda minha trajetória aqui. A então diretora (Celuta Reissmann) me convidou a entrar pelo corredor que antecede as salas de aula,  o colégio estava todo formado, e as crianças gritaram meu nome. Foi quando a diretora pediu que tirasse o pano que cobria a placa. Pensei que havia alguma coisa errada, quando puxei e vi ‘Pátio Tio Almir’, demorei a acreditar. Ainda mais num país onde as pessoas só ganham homenagens quando morrem. Tive a bênção de ganhar, em vida, um pátio com meu nome – agradece.